top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Christiano Makoto Sakai

Barriga inchada: o que pode ser?

Sua barriga está inchada e você não sabe o que pode ser? Realmente esse sintoma pode indicar várias outras condições subjacentes. É preciso avaliar se o inchaço é acompanhado de outras manifestações antes de chegar ao diagnóstico correto.



Conheça a seguir as possíveis causas do inchaço na barriga!


Síndrome do intestino irritável (SII)

A desordem que causa cólicas e dor no estômago também pode causar gases e distensão abdominal, e por isso, incha a barriga. A síndrome do intestino irritável (SII) é causada por várias substâncias e também por fatores emocionais.

Além disso, a SII é um distúrbio funcional, pois prejudica o funcionamento das atividades normais do organismo, principalmente o movimento saudável do intestino.


Como tratar: o tratamento da síndrome do intestino irritável consiste em consumir uma dieta saudável, incluindo o aumento da ingestão de fibras e evitar alimentos que produzam gases, que podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, esteja atento a quais alimentos podem estar te causando o inchaço na barriga e diminua seu consumo. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos para tratar a síndrome.


Excesso de gases

A barriga inchada pode indicar excesso de gases, principalmente se a alimentação do paciente em questão for rica em gorduras, frituras e doces. O consumo de alimentos condimentados também estimulam a formação de gases intestinais e dilatam a região abdominal inferior. Alguns tipos de carboidratos são mais difíceis de serem digeridos e, por isso, causam gases.


Como tratar: Em muitos casos, uma dieta equilibrada pode ser suficiente para tratar a barriga inchada causada pelo excesso de gases. Alimentos como laticínios, cereais integrais, adoçantes artificiais e refrigerantes são vilões que podem causar o inchaço.


Intolerância à lactose

A intolerância à lactose ocorre quando o corpo não consegue digerir lactose, um tipo de açúcar encontrado em alguns alimentos. Um dos sintomas da intolerância é a formação de gases e consequente inchaço na barriga.


Como tratar: O início do tratamento consiste em eliminar a ingestão de leite e seus derivados da alimentação. Depois de um tempo, esses alimentos podem ser reintroduzidos devagar até que o corpo se acostume com eles e não cause reação alérgica. O paciente deve observar até que ponto o organismo se dá bem com a quantidade de leite e derivados tolerada. Essa é uma das formas terapêuticas de tratar a intolerância, porém, de acordo com o quadro de cada paciente, poderão ser orientadas outras abordagens de tratamento, como uso de medicamentos.


Prisão de ventre

A prisão de ventre está relacionada ao inchaço na barriga, principalmente quando há o baixo consumo de fibras, pouca atividade física e pouca ingestão de água. Essa condição acompanha a dificuldade para defecar.


Como tratar: Quando o paciente não evacua há vários dias, o tratamento imediato consiste em uma lavagem intestinal. Para quem sofre com a prisão de ventre, uma dieta rica em fibras e o aumento da ingestão de líquidos ajudam o abdômen a se movimentar e, consequentemente, a funcionar melhor.


Ascite

Ascite é uma condição que ocorre quando fluidos se acumulam na região abdominal. Em um primeiro momento, o paciente não sente a ascite se desenvolver, mas conforme a barriga incha, é possível sentir um maior desconforto.


Como tratar: O tratamento pode requerer uma dieta com pouco sal, uso de diuréticos, remoção do líquido ascítico, uso de antibióticos e, em alguns casos, cirurgia.


Menstruação

Durante o período pré menstrual e também durante a menstruação, é comum que mulheres se queixem de um inchaço na barriga. O acúmulo de líquidos na zona abdominal é responsável por deixar a barriga das mulheres inchada, devido ao hormônio aldosterona, que facilita a retenção de líquidos.


Como tratar: A barriga inchada desaparece sozinha após a menstruação. Para aliviar os sintomas, tomar bastante água e chás diuréticos podem ajudar.


Quando procurar ajuda médica?


Para se certificar de que a barriga inchada não é causada por nenhuma condição ou doença séria, é indicado consultar um médico gastroenterologista. Esse profissional é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar problemas relacionados ao aparelho digestivo.


Conte com a equipe do CPE para ajudar a cuidar da sua saúde!



4.811 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page