Buscar
  • Dra. Jamile Rosário Kalil

Conheça o exame de impedâncio-pHmetria

Você sabe o que é e para que serve o exame de impedâncio-pHmetria?


Ele é destinado principalmente para pacientes que apresentam refluxo. Dessa forma, o exame serve para avaliar detalhadamente o retorno do material ácido e não-ácido que está no estômago e vai para o interior do esôfago.


Durante um período de 24 horas, uma sonda fina é posicionada em uma das narinas do paciente e é conectada a um aparelho portátil que recolhe as informações por um computador.


Assim, o médico gastroenterologista é capaz de analisar o fluxo retrógrado de conteúdo gástrico, independente do pH. Em um rápido resumo, o exame vai avaliar se o seu esôfago está trabalhando bem!


Neste artigo, separamos informações para que você entenda melhor sobre como funciona o exame de impedâncio-pHmetria. Leia mais a seguir!



Conheça mais sobre a impedâncio pH-metria


Por ser um exame de alta acuidade, é bastante solicitado pelos médicos principalmente para pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE).


Essa condição ocorre quando o conteúdo estomacal, incluindo ácido e bile, retorna do estômago ao esôfago, provocando inflamação e desconforto.


O exame também oferece a vantagem de identificar os episódios de refluxo fracamente ácido (pH 4-7), o que não ocorre no exame de pH-metria esofágica.



Indicações da impedâncio-pHmetria


Como dito anteriormente, em geral, a impedâncio-pHmetria é solicitada para confirmar o diagnóstico da doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE).


Outras indicações do exame são em casos em que é necessário avaliar qual a composição do Refluxo-Gastro Esofágico (RGE) em líquido, gasoso ou líquido-gasoso e, também, para identificar o nível de ascensão do refluxo (proximal, médio ou distal).


Também ocorre a solicitação do exame quando o paciente apresenta sintomas atípicos e supra-esofágicos, como tosse crônica, dor no tórax, pigarro persistente e asma.


Quem irá indicar quando a impedâncio-pHmetria é indicada é o médico gastroenterologista. Esse profissional pode solicitar o exame quando o paciente apresenta sintomas específicos e quando não apresenta melhora com o uso de medicações apropriadas.



Como é feita a preparação da impedâncio-pHmetria?


Para os pacientes que vão fazer o exame pela primeira vez: não é preciso ter medo! A impedâncio-pHmetria é segura!


Outra vantagem é que não é necessário sedação e, por isso, não é preciso de acompanhante.


Caso você precise realizar a impedâncio, seu médico vai passar todas as orientações necessárias. Por isso, siga-as corretamente. Algumas delas consistem em:

● Jejum de no mínimo 6 horas;

● Levar exames anteriores relacionados, como o de endoscopia - caso existam - para o médico avaliar.



Na prática, como ocorre o exame?


O primeiro passo do exame é a Manometria Esofágica, com o objetivo de localizar os Esfíncteres Inferior e Superior do esôfago. Assim, o cateter será posicionado corretamente.


Para que o cateter percorra seu caminho com facilidade, o paciente recebe um gel anestésico em uma das narinas para lubrificar a região. Esse processo é indolor e feito cuidadosamente.


Após esse passo, o cateter é conectado ao computador, que é um aparelho portátil que monitora o pH do estômago. O exame é tranquilo e o paciente pode realizar as suas atividades normalmente.


É prudente que o paciente observe, durante as próximas 24 horas, quais são os sintomas sentidos e relate ao médico. No dia seguinte, ele retorna ao local do exame para retirar o cateter e para que seja possível recolher os dados do aparelho conectado.


Feito isso, o médico é capaz de avaliar todo o resultado da impedâncio-pHmetria e realizar apontamentos conclusivos quanto ao paciente e sua saúde.



Faça seu exame de impedâncio-pHmetria no Centro Paulista de Endoscopia!


Se você está procurando por um local com médicos especialistas e uma equipe de confiança para realizar sua impedâncio-pHmetria, conte com o Centro Paulista de Endoscopia!


Nós estamos prontos para proporcionar uma experiência de cuidado e tratamento humanizado e ágil para você e sua família.


Agende já com um de nossos gastroenterologistas e saiba se você necessita realizar a impedâncio-pHmetria!


77 visualizações0 comentário