As varizes esofágicas são veias dilatadas que podem ser ocasionadas por doenças relacionadas ao aumento da pressão das veias do sistema porta (Hipertensão Porta), como por exemplo a cirrose hepática.
Varizes esofágicas estão presentes em metade dos pacientes cirróticos; são inicialmente finas, retas e se localizam na porção distal do esôfago, porém, podem se tornarem grossas, tortuosas e acometerem a porção proximal do órgão. O tempo de crescimento das varizes está diretamente relacionado à pressão no sistema portal, gravidade da disfunção hepática e predisposição individual.
Quando calibrosas e/ou associadas a função hepática comprometida, as varizes podem se romper e culminar em quadro grave de hemorragia digestiva.
A endoscopia digestiva alta (EDA) é o método ideal para diagnóstico das varizes esofágicas, devendo ser realizada em todos os pacientes com diagnóstico de cirrose hepática. Além disso, durante a EDA, podemos identificar os principais sinais endoscópicos indicativos de risco elevado de ruptura, sendo possível assim, estratificar o risco de sangramento.
A ligadura elástica é o método endoscópico que tem sido mais utilizado na profilaxia do sangramento varicoso. Esse procedimento, pode ser realizado tanto para evitar a ruptura das varizes, quanto para cessar o sangramento vigente. Em pessoas que já apresentaram episódio prévio de hemorragia varicosa, a terapia com ligadura é indicada para reduzir o risco de novo evento.
Esse procedimento é realizado durante o exame de endoscopia digestiva alta sob sedação, sendo utilizado um dispositivo, o qual é conectado à ponta do endoscópio, este possui de 06 a 12 bandas (anéis de borracha), que são liberadas sob controle endoscópico – o endoscopista identifica as varizes e aspira o ponto à ser ligado para o interior desse dispositivo, que quando acionado, libera um dos anéis de borracha, que estrangula a porção da variz que foi aspirada.
Este estrangulamento faz com que a variz diminua de tamanho até “secar”, isso ocorre em aproximadamente 2 semanas após o procedimento. Geralmente é necessário mais de uma sessão (média de 4 sessões para o tratamento completo). Cada sessão dura em torno de 30 minutos, podendo ser repetida a cada 15 a 30 dias conforme a necessidade, até o desaparecimento das varizes.
Após o procedimento, o paciente pode apresentar leve desconforto à deglutição, que é cessado em até 3 dias. Nesse período, deve-se realizar dieta líquida e pastosa e evitar alimentos quentes que possam soltar os anéis de borracha antes do tempo e predispor sangramento.
O procedimento de Ligadura Elástica de Varizes de Esôfago poderá ser indicado no momento pertinente pelo médico, que realiza o acompanhamento periódico do paciente.
Para ser submetido à este procedimento, são necessários resultados de exames laboratoriais recentes, como hemograma e coagulograma completos.
Comments