top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Jamile Rosário Kalil

Azia, Gastrite e Má Digestão: o que são e como prevenir?


Azia

É a sensação de queimação no peito ou na garganta. Algumas pessoas referem como sensação de acidez. A azia é considerada um sintoma da doença do refluxo gastroesofágico.


Nos países ocidentais, a doença do refluxo gastroesofágico está presente em 10-20% da população, e sua incidência vem aumentando ultimamente, em função dos nossos hábitos alimentares e do aumento de peso.

Gastrite

Refere-se à inflamação da mucosa do estômago. Suas principais causas são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, uso de álcool ou medicações – especialmente os anti-inflamatórios e aspirinas.


A relação entre gastrite e sintomas digestivos não é bem clara. A gastrite pode provocar dor ou desconforto no abdômen superior, mas pode cursar sem nenhum sintoma! Muitos pacientes com gastrite crônica não apresentam queixas abdominais. O termo gastrite muitas vezes é usado erroneamente para descrever qualquer sintoma no abdômen superior.

Má-digestão

A má-digestão ou dispepsia funcional é a sensação de empachamento após as refeições, podendo também apresentar saciedade precoce, dificuldade de digestão e dor abdominal. É um sintoma muito comum, acometendo 20-40% da população. A dispepsia funcional é diagnosticada quando outras causas como gastrite, úlceras ou refluxo foram afastadas. Daí a importância do médico gastroenterologista em conduzir a investigação adequada.


Dicas para melhorar a azia e má digestão:

  • Perder peso (se você estiver acima do peso)

  • Elevar a cabeceira da cama

  • Evitar alimentos como café, chocolate, álcool, gorduras e frituras.

  • Pare de fumar

  • Fracionar as refeições e evitar refeições copiosas

  • Evitar se deitar por pelo menos 3 horas após a refeição

1.358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page