top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Jamile Rosário Kalil

Câncer de intestino: tudo que você precisa saber!

Você provavelmente já ouviu falar sobre o câncer de intestino, mas talvez não conheça as causas e sintomas desta doença. Pensando nisso, iremos explicar um pouco sobre essa condição que acomete milhares de pessoas.

O câncer de intestino se dá quando um tumor é desenvolvido no intestino grosso do paciente, esse quadro também pode levar outros nomes, como câncer do cólon ou do reto. Quando detectado precocemente e sem que tenha se alastrado para outros órgãos, existem grandes chances de cura, afinal, ele é um câncer tratável.


Além disso, ele também pode ser prevenido ao longo dos nossos anos com cuidados para que não haja o surgimento de pólipos, lesões que podem crescer na parede do intestino e que são as principais causadoras desse câncer.


Gostaria de saber mais? Continue lendo este conteúdo!


Causas do câncer de intestino


Como diversas outras doenças, os hábitos e estilo de vida podem influenciar diretamente na nossa saúde. Se você se dedicar em manter hábitos saudáveis, terá uma vida plena, mas caso isso não aconteça, pode ser que seu bem-estar fique comprometido.


Em um paciente que tenha mais de 50 anos é mais provável que a doença se desenvolva, a idade é um fator que está relacionado à evolução da doença.


Outro fator que pode ser uma das causas do câncer de intestino é a genética. Você pode seguir uma vida saudável e desenvolver a doença, sem motivo aparente, nesta situação é recomendada uma investigação sobre o seu histórico familiar.


Veja abaixo outros fatores que podem desencadear o câncer de intestino:


• Alimentação rica em gorduras e pobre em fibras;

• Fumo;

• Consumo freqüente de bebida alcoólica;

• Histórico de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.


Principais sintomas


Quando o câncer está em seu estágio inicial pode não apresentar sintomas, por isso é muito importante compreender os principais sintomas e ficar em alerta.


Eles podem ser facilmente confundidos com hemorroidas, verminoses, úlcera gástrica e entre outros problemas intestinais. Com isso, a avaliação com um médico se torna imprescindível assim que os seguintes sintomas forem observados:


● Sangue nas fezes;

● Alteração do hábito intestinal (diarreia e/ou prisão de ventre);

● Dor ou desconforto abdominal;

● Fraqueza e anemia;

● Perda de peso sem motivo diagnosticado;

● Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)


Quanto mais cedo você descobrir o câncer, maior será a chance de cura. Não ignore os sintomas e procure ajuda de um profissional.



Diagnóstico do câncer de intestino


Como já foi dito anteriormente, quanto mais cedo você souber do diagnóstico, maiores serão as chances de conseguir se curar do tumor.


Para que isso aconteça é recomendado que o paciente faça a coleta de fezes a fim de avaliar a presença de sangue oculta nas fezes, podendo seguir para uma colonoscopia.


O médico também pode pedir que o paciente realize uma biópsia para avaliar a lesão suspeita.


Como prevenir o câncer de intestino


Quando falamos sobre manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos com frequência, é porque essas práticas realmente fazem a diferença na nossa saúde.


Diversos fatores podem te ajudar a prevenir, não só o câncer de intestino, mas diversas doenças.


Opte por uma alimentação saudável, rica verduras, legumes, cereais integrais, feijões, leguminosas, grãos, sementes e frutas. Essa prática irá ajudar a manter seu intestino saudável. Sempre que possível, evite comidas processadas, gordurosas e não consuma carne vermelha em excesso.


Se estiver com mais de 50 anos, realize seus exames anualmente para verificar a presença de pólipos, eles podem ser descobertos e tratados precocemente.


É de extrema importância abolir o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Esses hábitos comprometem sua saúde e deixam seu organismo mais vulnerável a diversas doenças!


Outro fator importante para prevenir o câncer é realizar exercícios físicos e manter o seu peso ideal, de acordo com o IMC.


Caso você tenha gostado do conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e nos ajude a conscientizar toda a população sobre o câncer de intestino, doença que pode acometer homens e mulheres e pode ser tratada, levando à cura.


Nos siga nas redes sociais, por lá você fica sabendo dos conteúdos novos que divulgamos em nosso instagram e facebook.


Quer saber mais sobre temas relacionados ao sistema gastrointestinal? Continue navegando em nosso blog!

9.918 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page