top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Jamile Rosário Kalil

Impactos do OZEMPIC para a saúde intestinal

Com a aprovação da FDA (Food and Drug Administration), a farmacêutica Novo Nordisk atualizou a bula do medicamento Ozempic.


Agora, entre os efeitos colaterais descritos, consta também o bloqueio do intestino.


Antes, os rótulos do Ozempic e de medicamentos similares mencionavam apenas um “retardo do esvaziamento gástrico” como possível consequência.


Continue lendo para entender os impactos do Ozempic para a saúde intestinal.

O que é Ozempic?

Ozempic é o nome comercial de um medicamento chamado semaglutida, que é utilizado no tratamento de diabetes tipo 2. A semaglutida pertence a uma classe de medicamentos que são agonistas de receptor de GLP-1 (glucagon-like peptide-1).


Esses medicamentos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue ao estimular a liberação de insulina e inibir a liberação de glucagon, um hormônio que aumenta os níveis de açúcar no sangue.


O Ozempic é administrado por injeção subcutânea uma vez por semana e pode ser usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para diabetes. Ele ajuda a melhorar o controle glicêmico, reduzir os níveis de hemoglobina A1c e pode levar à perda de peso em algumas pessoas com diabetes tipo 2.


É importante lembrar que o Ozempic é um medicamento que deve ser prescrito e utilizado sob a orientação de um profissional de saúde.


Antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental discutir as opções de tratamento disponíveis com seu médico, a fim de determinar a abordagem mais adequada para o seu caso.


Ozempic e a saúde intestinal

A mudança na bula do remédio aconteceu depois da FDA receber mais de oito mil relatos de pessoas com distúrbios gastrointestinais depois do uso de medicamentos com semaglutida - como o Ozempic e o Wegovy, o qual ainda não é comercializado no Brasil.


Entre os casos que levaram à atualização da bula, está a ação judicial movida por uma paciente do estudo de Louisiana. No processo, aberto em agosto deste ano, a mulher afirma ter ficado “gravemente ferida” após usar Ozempic e Mounjaro — outro remédio para o controle do diabetes — em decorrência do distúrbio estomacal.


“Como essas reações são relatadas voluntariamente por uma população de tamanho incerto, nem sempre é possível estimar com segurança a sua frequência ou estabelecer uma relação causal do efeito ao medicamento”, afirma a FDA, em nota. Dessa forma, a complicação não foi classificada como rara ou comum, e nem mesmo pode se dizer que ela foi especificamente provocada pela medicação.


Anteriormente, o mesmo alerta para esse tipo de bloqueio intestinal já tinha sido incluído na bula do Wegovy. O efeito adverso também consta na bula do Mounjaro, produzido pela Eli Lilly.


No Brasil, as três medicações já foram aprovadas para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não se pronunciou sobre o caso norte-americano.


Posicionamento da Novo Nordisk

Em nota enviada ao Canaltech, a Novo Nordisk afirma que “a segurança do paciente é uma prioridade máxima” dentro da organização. Em “estreita colaboração” com a FDA, a empresa acrescentou o efeito adverso na bula em uma seção específica sobre a experiência dos clientes na pós-comercialização do Ozempic.

Apesar dos relatos de obstrução intestinal, este não é um dos efeitos adversos mais comumente relatados. Nessa lista, entram apenas:

● Náusea;

● Vômito;

● Diarreia;

● Dor abdominal;

● Constipação.


“A Novo Nordisk garante a segurança e a eficácia do Ozempic e de todos os nossos medicamentos quando utilizados de acordo com a bula do produto e as indicações aprovadas”, completa a farmacêutica.


Buscando ajuda no Centro Paulista de Endoscopia

Se você está enfrentando esses sintomas, é importante procurar ajuda médica para uma avaliação adequada. O Centro Paulista de Endoscopia é especializado em diagnóstico e tratamento de distúrbios gastrointestinais.


Nossa equipe de médicos altamente qualificados utiliza tecnologia de ponta para realizar exames precisos e determinar a melhor abordagem terapêutica para o seu caso. Com um diagnóstico preciso, podemos ajudá-lo a aliviar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.


Não deixe que bloqueios intestinais afetem sua saúde e bem-estar! Se você faz o uso de Ozempic e está sentindo algum desconforto intestinal, marque uma consulta no Centro Paulista de Endoscopia hoje mesmo.


1.927 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page