top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Jamile Rosário Kalil

Desconforto causado por gases

Algumas pessoas reclamam do excesso de flatulência e eructações, condições que podem ser fonte de situações constrangedoras e desconforto. Normalmente, um adulto produz cerca de um a três litros de gás por dia, que são liberados através do ânus 14 a 23 vezes em cerca de 24 horas. Eructações ocasionais, antes ou após as refeições também são normais.



A quantidade de gás produzido pelo corpo depende da dieta e de outros fatores individuais. A maioria das pessoas que se queixa de excesso de gases não produz mais gás do que um adulto normal. Essas pessoas tendem a apresentar uma maior sensibilidade à presença dos gases. Por outro lado, certos alimentos (ex.: repolho, couve, brócolis) e condições médicas, como diabetes e esclerodermia, podem levar à produção de quantidades excessivas de gases.


Os sintomas mais frequentes incluem excesso de flatulência e eructações, além de distensão e dor abdominal.


As principais causas que levam ao excesso de gases estão listadas abaixo:

  • Aerofagia: processo inconsciente, no qual ocorre a deglutição de grandes quantidades de ar e está frequentemente associado com estresse emocional. O tratamento visa reduzir a ansiedade, quando esta é considerada uma causa, bem como comer lentamente, evitar bebidas carbonatadas, goma de mascar e o tabagismo.

  • Alimentos ricos em carboidratos de cadeia curta, chamados de “FODMAPs”, assim como amido e fibras solúveis também contribuem para o aumento na produção de gases;

  • Intolerância à lactose;

  • Intolerância a outros açúcares, como a frutose e o sorbitol;

  • Presença de doenças que aumentam a produção de gás, como a síndrome do intestino curto, doença celíaca, diabetes e esclerodermia.

A investigação, necessária em alguns casos, deve ser orientada pelo médico, assim como o tratamento para alívio dos sintomas.

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page