Buscar
  • Dr. Christiano Makoto Sakai

5 dicas para se divertir no carnaval sem deixar a saúde de lado!

Chegou a melhor época do ano para aqueles que adoram uma folia, mas até na hora de se divertir é preciso cuidar da saúde. Com as comemorações vêm à tona, também, os exageros na ingestão de comidas prontas e bebidas alcoólicas. Confira a seguir algumas dicas de como você pode se divertir sem colocar sua saúde em risco.

Nesta época do ano, é normal que algumas pessoas deixem de lado os hábitos saudáveis e passem a consumir, em maior quantidade, alimentos e líquidos com baixo teor nutricional como bebidas alcoólicas, alimentos processados e/ou fast-foods.


Você já sentiu azia ou queimação após alguns dias de festa, ou após um fim de semana repleto de comes e bebes deliciosos? É por isso que devemos agir com responsabilidade em relação aos alimentos e às bebidas que ingerimos durante estes momentos de distração.


Mas acalme-se e continue a leitura, o Centro Paulista de Endoscopia vai compartilhar com você dicas valiosas que vão te ajudar nessa missão de cuidar da saúde durante os dias de carnaval!


HIDRATE-SE


Tenha sempre uma garrafa de água em mãos. Outras opções saudáveis e deliciosas são: água de coco, bebidas isotônicas e sucos de frutas naturais.


Nesta época do ano, é comum que o nosso organismo elimine líquidos mais rapidamente por conta da transpiração e das diversas vezes que urinamos.


Além disso, ao transpirar, nosso corpo elimina quantidades significativas de eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro. Essa eliminação exacerbada destes nutrientes pode levar à desidratação e fazer com que você sinta fraqueza, cansaço, dores de cabeça e tontura.


Outro benefício que a água traz para pessoas que amam comemorar é o fato de auxiliar na eliminação de toxinas do seu organismo. Então, se você exagerar no consumo de álcool, beba muita água no outro dia para ajudar o seu corpo a filtrar e eliminar todas as impurezas.


MANTENHA UMA DIETA SAUDÁVEL


É imprescindível manter uma alimentação saudável e equilibrada durante toda a sua vida, mas nessa época de carnaval se torna ainda mais importante.


É muito mais prático comer fast-foods ou aquele cachorro-quente que os vendedores ambulantes vendem durante as comemorações, mas essas não são - nem de longe - as melhores opções para você matar a sua fome na hora da folia!


Esses alimentos podem servir de hospedeiros para as DTA’s (Doenças Transmitidas por Água e Alimentos), podendo fazer com que você sofra com diarreias, vômitos e dores abdominais.


Que tal levar na bolsa uma fruta ou fazer uma pausa para comer uma salada preparada na hora? Além de não correr o risco de contrair uma DTA e estragar a sua comemoração, são alimentos de fácil digestão e que vão te saciar sem deixar você com aquela sensação terrível de estufamento na barriga.


MODERE NO ÁLCOOL


Quando falamos de carnaval, lembramos logo de pessoas ingerindo bebidas alcoólicas, entre elas a cerveja, vodka, entre outras.


Mas lembre-se de não exagerar! O uso excessivo do álcool causa desidratação em nosso corpo, além de afetar a flora intestinal e desencadear diarreias, úlceras no estômago ou outras condições mais sérias relacionadas à sua saúde.


Sabendo de tudo isso, uma boa alternativa é ingerir a mesma quantidade de bebida alcoólica e água. Por exemplo: para cada 2 copos de cerveja, beba 2 copos de água. Muitas pessoas vêm aderindo a essa prática e as garrafas de água estão cada vez mais presentes nas comemorações.


E, para complementar a importância em não exagerar nas bebidas alcoólicas, gostaríamos de conscientizar sobre o quanto é perigoso estar em situação vulnerável em um ambiente muito lotado. Pratique o consumo consciente, moderado e, em hipótese alguma, dirija sob os efeitos do álcool.


DESCANSE BEM PARA APROVEITAR MELHOR A FOLIA


Uma boa noite de sono faz toda a diferença para manter sua saúde sob controle! É durante o sono que o corpo libera alguns hormônios e o sistema imunológico é fortalecido.


Agora vamos te contar uma curiosidade: dormir bem melhora o humor, reduz o estresse e aumenta a sociabilidade! Você ainda tem dúvidas se uma boa noite de sono vai fazer você curtir o próximo dia de folia com muito mais disposição, alegria e interatividade social?


EVITE O USO EXCESSIVO DE REMÉDIOS


Exagerou em algum dos pontos que citamos acima? A primeira coisa que pensamos na hora que estamos incomodados com alguma dor ou desconforto é apelar para o uso de remédios como antiácidos.


Mas fique sabendo que essa não é a melhor alternativa, o ideal é beber muita água, fazer uma alimentação leve e repousar.


O uso excessivo de antiácidos pode causar má absorção de nutrientes, vitaminas e minerais em seu organismo, além de correr o risco de desenvolver infecções no sistema digestivo.


CUIDE-SE DEPOIS DA FOLIA


Se você é aquela pessoa que segue todos os cuidados necessários durante a folia, ótimo! Mas não se esqueça de mantê-los durante todos os outros dias de sua vida.


Faça um check-up para acompanhar a sua saúde, mantenha uma rotina saudável e certifique-se que você está seguindo os principais passos para uma boa saúde: ter uma alimentação saudável, ingerir água na quantidade ideal, praticar atividade física regularmente e priorizar o sono de qualidade.


Garanta que seu corpo fique em boas condições para futuras comemorações.


Conte com o Centro Paulista de Endoscopia para te ajudar rumo à uma vida mais saudável. Acesse o nosso site e confira nossos serviços ofertados.


19 visualizações0 comentário