top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Christiano Makoto Sakai

Refluxo: saiba como evitar o desconforto durante as festas de fim de ano

Azia, queimação no estômago e mal-estar. Esses são apenas alguns dos desconfortos causados pelo refluxo gastroesofágico.

 

O final de ano está chegando e, com ele, aproximam-se as festas cheias de comidas e bebidas deliciosas. Não há nada de errado em aproveitar o momento - mas para evitar ficar com desconforto, existem alguns cuidados que você pode tomar.

 

Se você já está contando os dias para aproveitar as festas de final de ano, mas não quer os sintomas desagradáveis do refluxo, acompanhe este artigo até o final e veja como prevenir o problema.




O que é refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é um mal-estar causado pelo retorno involuntário dos alimentos ou líquidos ingeridos. Muitas vezes, o problema vem acompanhado da popular azia, uma queimação no estômago que é bastante desagradável.

 

Esse é um problema que atinge muitas pessoas - desde crianças até adultos - e, embora na maioria das vezes não seja grave, sua recorrência pode prejudicar a sua qualidade de vida.


Causas do refluxo

O refluxo pode ser causado por uma série de fatores. No caso do refluxo patológico, o problema pode ser causado por hérnia de hiato e alterações na forma ou no funcionamento do esfíncter.

 

No entanto, na maioria dos casos de refluxo, as causas são evidentes. Entre elas, podemos destacar os maus hábitos alimentares, uso de medicamentos, tabagismo, alcoolismo e aumento da pressão intra-abdominal, como nos casos de obesidade e gestação.


Sintomas do refluxo

Os sintomas do refluxo podem variar de pessoa para pessoa - muitas vezes, eles surgem ao mesmo tempo, e dependem da gravidade do seu quadro. Veja abaixo os sintomas mais comuns para esse desconforto:

 

●      Queimação no estômago, garganta e peito;

●      Estômago pesado e bolo na garganta;

●      Arroto;

●      Azia;

●      Indigestão;

●      Sensação de alimento ou líquido amargo voltando para a boca ou garganta;

●      Dificuldade para engolir os alimentos.

 

Em casos recorrentes, pode haver engasgos, tosse seca após as refeições, laringite e até crises de asma ou infecção nas vias da respiração superiores.


Evite o refluxo nas festas de final de ano

Nas ceias de natal e de final de ano, é natural que as pessoas consumam alimentos menos saudáveis. Além disso, é normal comer um pouco mais que o normal, o que pode causar o refluxo.

 

Por esse motivo, vale tomar alguns cuidados para evitar os sintomas. Veja a seguir algumas dicas simples para evitar o refluxo nas festas de final de ano:

 

●  Coma devagar: mastigue bem os alimentos e não tenha pressa durante a refeição;

● Evite bebidas gaseificadas e cafeinadas: o gás e a cafeína são alguns causadores do refluxo;

●  Modere o consumo de álcool: evite ou reduza o consumo de álcool, pois a substância também causa refluxo e azia;

● Cuidado com doces e gordura: alimentos ricos em açúcar e/ou gordura também agravam o problema;

●  Use roupas confortáveis: roupas e cintos apertados, principalmente durante as refeições, também causam refluxo;

● Evite comer antes de dormir: faça a última refeição pelo menos duas horas de dormir e evite comidas pesadas;

●  Refeições fracionadas: evite grandes volumes de alimento e faça mais refeições ao longo do dia;

● Evite o cigarro: o cigarro é um grande causador de refluxo, além de outros problemas graves. Aproveite a renovação dos ciclos para parar de fumar - sua saúde agradece!

 

Essas são algumas dicas práticas para evitar o refluxo nas festas de final de ano. Se ainda assim o desconforto surgir, procure ficar em uma posição confortável e evite deitar, pois a posição horizontal piora os sintomas. Se a situação persistir, é hora de procurar ajuda médica especializada.


Tratamento para refluxo recorrente é essencial

Caso os sintomas de refluxo sejam frequentes, é importante consultar um especialista para avaliar a sua saúde. O refluxo gastroesofágico patológico pode causar problemas sérios na saúde, além de afetar outras regiões do trato digestivo, dentes e tecidos bucais.

 

No Centro Paulista de Endoscopia, você encontra uma equipe de médicos altamente qualificados para encontrar o melhor tratamento para o seu caso. Você também conta com exames de alta confiabilidade e a mais alta tecnologia para o seu diagnóstico.

 

Agende sua consulta ainda hoje e venha fazer um check-up para amenizar os sintomas desagradáveis do refluxo e recuperar sua qualidade de vida.

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page